Documentação necessária para solicitar o Auxílio-Doença: 

Reunir a documentação adequada é essencial ao solicitar o auxílio-doença, garantindo assim uma maior chance de aprovação do benefício. Isso se aplica tanto ao INSS quanto à Justiça.

Neste artigo, você encontrará informações completas sobre como obter a concessão do auxílio-doença, também conhecido como benefício por incapacidade temporária. 

 

Curioso sobre quais documentos são necessários?

 

Como solicitar o Auxílio-Doença

 

Existem dois métodos para dar entrada no auxílio-doença:

1.Por telefone, através da Central do INSS: Ligue para 135 e agende sua perícia médica. Essa opção pode ser ideal se você não se sente confortável utilizando computadores ou aplicativos.

   Importante: O atendimento pelo número 135 é gratuito e funciona diariamente das 7h às 22h.

2.Através do site Meu INSS: Você pode acessar o site ou o aplicativo Meu INSS para solicitar a perícia médica. Siga estas etapas:

– Acesse o site Meu INSS e faça login informe seu CPF e senha.

– Encontre a opção “Pedir Benefício por Incapacidade” e siga as instruções.

– Escolha o serviço de auxílio-doença e faça upload da documentação necessária.

 

Documentação Necessária

 

Para solicitar o auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária), você precisará de uma série de documentos, que incluem:

 

-Identificação com foto: RG, CNH ou identidade de conselhos de classe, por exemplo.

 

-CPF: Caso o número já apareça na sua identificação, não é necessário apresentar um comprovante separado.

 

-Comprovante de residência: Pode ser feito com contas de serviços públicos ou documentos oficiais que comprovem seu endereço.

 

-Documentação médica: Exames, laudos, atestados e qualquer outro documento que comprove a sua condição de saúde.

 

– Extrato CNIS: Mostra seu histórico de contribuições e deve estar correto.

 

– Carteira de Trabalho (CTPS): Importante para comprovar vínculos empregatícios e recolhimentos ao INSS.

 

– Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT): Se o seu pedido se relaciona a um acidente de trabalho.

 

– Declaração do último dia de trabalho: Para trabalhadores CLT e domésticos.

 

– Provas da condição de segurado especial: No caso de agricultores ou pescadores, por exemplo.

 

Quem tem direito ao Auxílio-Doença?

 

O auxílio-doença é destinado aos segurados do INSS que ficam incapazes de trabalhar devido a doenças ou lesões. Todos os segurados têm direito, desde que cumpram alguns requisitos:

 

– Empregados CLT: Após 16 dias de incapacidade.

– Autônomos e facultativos: Desde que comprovem incapacidade.

 

Os requisitos incluem:

 

  1. Qualidade de segurado: Deve haver contribuições regulares ao INSS.
  2. Carência de 12 meses: É necessário ter contribuído por um ano.
  3. Incapacidade total e temporária: Avaliada por meio da perícia médica.

 

Conclusão

 

Para solicitar o auxílio-doença, você pode optar pela Central de Atendimento do INSS ou pelo site Meu INSS. É vital apresentar a documentação correta, incluindo documentação médica e pessoal. Durante a perícia, a sua incapacidade e a condição de segurado serão checadas.

Se tiver dúvidas, considere consultar um advogado especializado em direito previdenciário. Compartilhe este artigo para ajudar outras pessoas a se informarem sobre seus direitos.

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